sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Teatro Aveirese apresenta “Manual de instruções", Diário de Aveiro, Carla Real


Elenco do espectáculo integra pessoas, algumas aveirenses, cujo percurso profissional nunca passou pela dança

Victor Hugo Pontes, formado em Belas-Artes e coreógrafo, apresenta, esta noite, pelas 21.30 horas, no Teatro Aveirense, o espectáculo “Manual de Instruções”.
A participar estará uma equipa de 15 pessoas, três das quais elementos fixos do projecto: Elisabete Magalhães, Tiago Barbosa e Manuel Sá Pessoa, que servem de referência aos outros. Os restantes elementos são pessoas sem experiência de palco, seleccionados previamente, através de uma simples ficha de inscrição, e que integraram um workshop, metade das quais da região de Aveiro. “Procurei um grupo com diferentes vivências, aparência e faixas etárias, para participar neste processo criativo que fala, sobretudo, da solidão”, explica Victor Pontes, acrescentando que, o que se pretende é “mostrar o comportamento humano na privacidade, os gestos quotidianos e a acumulação de memórias que compõem as vidas de cada indivíduo; e quero provar que qualquer pessoa é capaz de o fazer”.
Entre os 16 e os 40 anos são as idades dos participantes no espectáculo de Aveiro, mas o coreógrafo afirma já ter tido pessoas de 65 anos. Esta noite, o público poderá assistir á actuação de pessoas cujo percurso profissional nunca se havia cruzado com a dança. Lojistas, músicos, arquitectos, biólogos e até uma funcionária da Câmara Municipal integram este elenco. “Quero testar até que ponto a vida pode ser um espectáculo!”, afirma o profissional, a peça começa por ser muito coreográfica e abstracta e acaba de uma forma muito concreta, com as tais acções do dia-a-dia; os participantes mostram pessoas dentro de casa, a fazer acções íntimas e privadas como se ninguém estivesse a vê-las”.

Diário de Aveiro
18 de Julho de 2009 Sábado
página 6

Sem comentários: