Elenco do espectáculo integra pessoas, algumas aveirenses, cujo percurso profissional nunca passou pela dança
Victor Hugo Pontes, formado em Belas-Artes e coreógrafo, apresenta, esta noite, pelas 21.30 horas, no Teatro Aveirense, o espectáculo “Manual de Instruções”.
A participar estará uma equipa de 15 pessoas, três das quais elementos fixos do projecto: Elisabete Magalhães, Tiago Barbosa e Manuel Sá Pessoa, que servem de referência aos outros. Os restantes elementos são pessoas sem experiência de palco, seleccionados previamente, através de uma simples ficha de inscrição, e que integraram um workshop, metade das quais da região de Aveiro. “Procurei um grupo com diferentes vivências, aparência e faixas etárias, para participar neste processo criativo que fala, sobretudo, da solidão”, explica Victor Pontes, acrescentando que, o que se pretende é “mostrar o comportamento humano na privacidade, os gestos quotidianos e a acumulação de memórias que compõem as vidas de cada indivíduo; e quero provar que qualquer pessoa é capaz de o fazer”.
Entre os 16 e os 40 anos são as idades dos participantes no espectáculo de Aveiro, mas o coreógrafo afirma já ter tido pessoas de 65 anos. Esta noite, o público poderá assistir á actuação de pessoas cujo percurso profissional nunca se havia cruzado com a dança. Lojistas, músicos, arquitectos, biólogos e até uma funcionária da Câmara Municipal integram este elenco. “Quero testar até que ponto a vida pode ser um espectáculo!”, afirma o profissional, a peça começa por ser muito coreográfica e abstracta e acaba de uma forma muito concreta, com as tais acções do dia-a-dia; os participantes mostram pessoas dentro de casa, a fazer acções íntimas e privadas como se ninguém estivesse a vê-las”.
Diário de Aveiro
18 de Julho de 2009 Sábado
página 6