sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sobre o Manual - Daniel Pinheiro


Na versão original de Eric Carmen, "All by myself" descreve o desenrolar de Manual de Instruções, de Victor Hugo Pontes. Ontem foi a vez da apresentação provisória a título de experiência enquanto formato de apresentação ao público em geral, naquilo que contrariamente às outras se pode designar como apresentação formal de um trabalho que teve um processo de construção como poucos projectos podem conseguir, e isso é deixar-se influenciar por aquilo que os intérpretes (quer nos workshops, quer na construção da apresentção formal) possam intervir num processo de criação em conjunto e fazê-lo progredir de acordo com os objectivos de alguém que concebeu inicialmente o projecto.

O indivíduo no espaço, a solidão no meio da multidão, o caos progressivamente num crescendo. As quatro paredes da casa, o espaço interior alberga o momento privado de cada um, depois da montagem, depois da construção ter tido lugar - como formigas obstinadas para acabarem de reunir todos os mantimentos e construírem a sua colónia - o espaço da "casa" existe para o público confortavelmente seguir os momentos de cada "personagem" - zapping between fictional characters - e aí construir as suas próprias ligações. Ter a oportunidade de conseguir ver a resposta a algumas perguntas de como serão as pessoas no íntimo do seu espaço?! (Como se não estivessem a ser observadas.) Como se, de facto, se tratasse de personagens reais que vivem durante alguns minutos enclausuradas no olhar de cada espectador e alternam de olhar em olhar, que transportam esta carga humana que está no simples acto de fazer algo, algo verdadeiramente comum que todos nós fazemos na privacidade do nosso espaço. Os desejos reprimidos, as vontades escondidas, os pequenos prazeres, as obsessões exageradas, a mentira que dá lugar à verdade, as fantasias, as simples constatações de que somos quem realmente somos quando entramos na porta de casa e estamos sozinhos.

Daniel Pinheiro in momentsmemoires.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Manual de Instruções - Provisório - Dança.pt



Dança.pt
19 de Abril . Sáb.
Balleteatro Auditório
Praça 9 de Abril, 76 (Jardim de Arca D'Água) - Porto
21h30

Manual de Instruções constitui uma reflexão sobre a vivência e sobrevivência dos indivíduos nas sociedades modernas. A inquietação parte de um certo tipo de questões: Como é que alguém se relaciona com o espaço que habita? O que acontece quando se vive em isolamento? O que é que se faz quando se ocupa um espaço privado, sabendo-se que (não) se está a ser observado? Mais do que procurar respostas, o espectáculo assumirá a forma destas questões.

Concepção, coreografia, direcção artística: Victor Hugo Pontes . Sonoplastia: Rui Lima e Sérgio Martins . Desenho de Luz: Wilma Moutinho . Dramaturgia: Madalena Alfaia . Fotografia: Susana Neves . Interpretação: Adelaide Gomes, Ana Sofia Albuquerque, Daniel Pinheiro, Elisabete Magalhães, Filipe Moreira, Flávio Rodrigues, Jaime C. Soares, Joana Duarte, Marta Barreiros, Miguel Cunha, Miguel Ramos, Nuno Veiga, Renata Portas e Rita Figueiredo . Produção executiva: Joana Ventura e Mafalda Couto Soares . Produção: Núcleo de Experimentação Coreográfica . Apoios: Teatro Aveirense, DeVIR - CAPa, Trigo Limpo Teatro ACERT, Balleteatro Auditório, Radar 360º . Apoio cenografia: Casa Almada

terça-feira, 15 de abril de 2008

Manual de Instruções - Provisório


Dança.pt
19 de Abril de 2008 . Sáb.

Balleteatro Auditório
Praça 9 de Abril, 76 (Jardim de Arca D`Água), Porto
21h30

Esta apresentação tem como ponto de partida a realização de laboratórios de criação em vários pontos do país, cujos participantes são das mais diversas proveniências e contextos culturais. O laboratório percorreu o país, tendo havido duas sessões no Porto, uma em Aveiro, uma em Faro e outra em Tondela. Outros laboratórios se seguirão. A diversidade das contribuições dos participantes concorreu para que o projecto Manual de Instruções assumisse a forma (ainda que não definitiva) que tem actualmente. A apresentação do Manual de Instruções Provisório, no Balleteatro, com a participação dos intérpretes que foram seleccionados nos laboratórios de criação decorridos no Porto, constituirá uma reflexão preliminar sobre os modos como o corpo se relaciona com o espaço, quando o espaço que habita é um descampado agreste e solitário, prestes a assumir a identidade das pessoas que nele se movem. Será que a solidão se transveste do ser solitário?

Balleteatro Auditório

T: 22 550 89 18

www.balleteatro.pt


domingo, 13 de abril de 2008

Apresentação Informal - TONDELA


13 de Abril de 2008
16h00

Trigo Limpo Teatro ACERT


ENTRADA LIVRE


Com a participação de Ana Pontes, Andreia Amaral, Dani, Daniel Nascimento, Hugo Magalhães, João Silva, Liliana Matos, Rafaela Santos, Ruy Malheiro, Roger, Sandra Santos, Susana Campina


Organização Trigo Limpo Teatro ACERT

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Laboratório de Criação - Tondela

Datas | 12 e 13 de Abril

Horário | 10h-13h / 14h-17h
Local | Trigo Limpo Teatro ACERT
Público alvo | interessados com ou sem experiência performativa (maiores de 16 anos)
Nº Limite de inscrições | 15

Inscrição | Gratuita

Nota : será solicitado o pagamento de uma caução no valor de 10€ que não será devolvida no caso de falta

APRESENTAÇÃO INFORMAL : 1 hora no último dia de Laboratório, dia 13 às 16h - Entrada Gratuita

ACERT
Associação Cultural e Recreativa de Tondela
APARTADO 118
3460-613 TONDELA

Tel. 232 814 400
Fax. 232 814 408

geral@acert.pt

http://www.acert.pt/programacao/registo.php?id=192

quarta-feira, 9 de abril de 2008

segunda-feira, 7 de abril de 2008

domingo, 6 de abril de 2008

Apresentação Informal - FARO


6 de Abril de 2008
16h00
DeVIR CaPA
Rua Frei Lourenço de Sta. Maria, nº4
8000-352 Faro

ENTRADA LIVRE

Com a participação de Ana Gabriel Mendes, Catarina Guerreiro, Liz Sereno, Magali Viegas e Vanda Guerreiro

Organização CaPA

Manual da Viagem - Destino - Faro







Fotos Laboratório de Criação - Porto II edição




Fotos de Susana Neves

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Laboratório de Criação - Faro



Datas | 5 e 6 de Abril

Horário | 10h-13h / 14h-17h
Local | DeVIR CAPa
Público alvo | interessados com ou sem experiência performativa (maiores de 16 anos)
Nº Limite de inscrições | 15

Inscrição | Gratuita

Nota: será solicitado o pagamento de uma caução no valor de 10€ que não será devolvida no caso de falta

APRESENTAÇÃO INFORMAL : 1 hora no último dia de Laboratório, dia 6 às 16h - Entrada Gratuita

devir@mail.telepac.pt
Tel. 289 828 784
Rua Frei Lourenço de Sta. Maria, nº4
8000-352 Faro